quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Choque

Sei que isto não deveria fazer exactamente parte do blog por se deslocar um pouco do tema mas queria fazer um desabafo.
É incrível como hoje em dia o ensino está num caos. Isso é inegável. O cada vez maior facilitismo entre outras coisas...
As desigualdades de estatutos entre professores de Politécnicos e de Universidades
assim como os critérios de cada vez mais baixos de selecção de alunos, e a passagem para bolonha que reduziu imenso a qualidade do ensino ( à semelhança das reformas recentes no ensino secundário em que se aprende de cada vez menos , e nalguns casos menos do que eu aprendi no básico).

No entanto a minha consternação actual é quanto ao Curso de Engenharia Informática.
Tenho andado a preparar-me para me candidatar ao acesso a esse curso, pelo que me tenho mantido informada das médias, programas,... etc...
Tendo em conta que o meu background é na àrea das letras tenho verificado fóruns e procurado materias de estudo para colmatar certas bases de matemática e física que não adequiri no secundário.
Entretanto não resisto ler por vezes os pedidos de Ajuda dos meninos e meninas que querem entrar na licenciatura.
O que me escandaliza é o cada vez maior número de pessoas que se interessa pelo curso, não por vocação, mas pelas saídas profissionais. Essas pessoas estão sujeitas a longo termo a abandonar a carruagem. Informática é para quem gosta mesmo. É um curso difícil e não deve ser escolhido como segunda opção, nem pela empregabilidade.
Outra das coisas que me escandaliza é o número de pessoas que estão mal informadas quanto ao curso. Julgam que vão para o curso jogar e navegar na web... depois hão-de levar com um balde de àgua bem gelada em cima.
Por fim ... há os que "nunca" mexeram num computador, acham giro e querem ir para engenharia informática.
Não pretendo de alguma forma ofender ninguém... mas penso que quando escolhemos um curso deve ser por gosto e não pela empregabilidade... por outro lado temos que estar bem informados relativamente ao curso que escolhemos.
No meu caso tive azar... o meu curso mudou o programa no ano em que entrei, e depois a meio da licenciatura, desmotivei... e o que mais me interessava no curso foi básicamente o que acabaram por deixar de fora... paciência... vou seguir outras paixões .
Outro aviso. E esse foi o meu erro. Definam bem as prioridades. Apesar de ter sido no momento mais difícil da minha vida dado que havia factores externos a influênciar, segui um caminho...pensando em ocasionalmente ir passeando pelo outro em casa.... entretanto, o que devia ser Hobby tornei prioridade e vice versa.
Isto porque escolhi o que achava que iria ser mais difícil aprender por mim.
Sei que é um pouco ridículo, mas tem certas permissas que não vou mencionar aqui.
Portanto escolham bem, informem-se, e definam bem as prioridades....

Sem comentários:

Enviar um comentário